sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Chegaram as Portagens!

Já está... A sentença foi executada, as duas autoestradas que passam no distrito da Guarda já têm portagens. Dia 8 de Dezembro ficará na nossa memória como o dia em que foi executada a sentença de morte ao Interior de Portugal.

Há quem defenda o princípio do utilizador-pagador, mas depois entre num "imbróglio" de argumentos para tentar explicar que não concorda com as portagens nas autoestradas do Interior.

Eu cá continuo a pensar que as autoestradas A23 e A25 são vias estruturantes para o desenvolvimento regional, fazendo parte de um importante eixo rodoviário de transporte de mercadorias. Portanto, enquanto a região do Interior não atingir o nível de rendimento per capita da região Litoral de Portugal, entendo que estas vias não deviam ser portajadas.

O Jornal de Notícias publica no seu site que as transportadoras estão a equacionar concentrar as operações em Espanha ou França, como uma forma de redução de custos. Conclusão: mais despedimentos.

Mais ainda, que razão poderá ter um investidor em localizar o seu negócio nesta região. Com as portagens os transportes ficarão mais caros, logo vai encarecer os bens. Será isto um incentivo?

Até um próximo post.

Sem comentários: