quinta-feira, 3 de julho de 2014

Criar Emprego, Aproveitar Recursos

Pinhel está de parabéns, aliás o executivo camarário. Aproveitando recursos já existentes, infraestruturas já criadas para o sector do calçado, conjugado com a existentência de know-how, conseguiu "atrair" uma empresa de Felgueiras, cedendo durante 6 anos uma parte das antigas instalações da Rhode, em que nos primeiros 3 anos é a título gratuíto. Este trabalho resultou na criação de 25 postos de trabalho, estando já previsto aumentar para 80.

O trabalho de um executivo de uma autarquia no desenvolvimento local, além de festas e "10 de Junho", passa, também, por aproveitar as estruturas e recursos existentes, oferecendo condições para que as empresas se instalem na região e criem novos postos de trabalho. O retorno deste tipo de investimento, do ponto de vista financeiro, por vezes não é possível quantificar ou, nos mais preocupados com as finanças, irá conduzir a um défice orçamental. Contudo há que atender a outro tipo de retorno, este está nos habitantes. É um retorno revertido em empregabilidade e no desenvolvimento da economia local, originando o bem estar local.

Talvez seja necessário enriquecer as discussões em sede de Câmara e Assembleia Municipal, abandonando faits-divers politiqueiros, optando por se dicutir o que está definido em termos de estratégia e objectivos para o desenvolvimento económico da região. Seja um eleito para o poder ou para a oposição, o sentido deve ser sempre quem os elegeu, portanto os cidadãos.

Até um próximo post!

Sem comentários: