segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

O Mercado Municipal de São Miguel - Sugestões

Todos os guardenses sabem que a Estação, ou a Guarda Gare, antes era freguesia de São Miguel, tem um mercado - o Mercado Municipal de São Miguel.
Passar num espaço que é apelidado de mercado e observar, ao longo dos anos, que tem pouquíssimo movimento, que se tem vindo a definhar causa um desânimo.

O Mercado Municipal de São Miguel localiza-se numa área urbana com, segundo os Censos 2001, 7.928 habitantes. Partilha rua com um dos espaços administrativos da Junta de Freguesia da Guarda, antes era a Junta de Freguesia de São Miguel da Guarda.

Se já houve acções de promoção do principal Mercado Municipal da Guarda, seria também importante promover o Mercado Municipal de São Miguel. Este espaço ao ser promovido, com regularidade, poderá ser mais uma roda motriz para o desenvolvimento local.

Pode ser um espaço para promover a agricultura familiar e a pequena agricultura; pode ser um espaço de complemento ao projecto de hortas sociais da Junta de Freguesia da Guarda (se é que ainda existem!). O Mercado Municipal de São Miguel é um óptimo espaço para promoção dos tão falados produtos endógenos. É um óptimo espaço para realizar feiras de artesanato (promover o empreendedorismo) e outros artefactos; é um óptimo espaço para realizar feiras de objectos usados (promover a reutilização); etc.

Realizando-se eventos com regularidade, estaria-se a ajudar à promoção dos poucos lojistas que, de forma resiliente, ainda mantém a sua actividade no mercado.

Sem comentários: