À Boleia

Foto de Stormseeker na Unsplash


Pus-me junto à estrada
queria viajar
estendi o polegar da mão direita
a apontar para o céu
e um rude cartaz
na minha mão esquerda
virado para a estrada
"Destino: PARA LONGE"
E ali fiquei, parado
impaciente
nunca viajei para tão longe

Passavam os automóveis
às vezes um veículo de carga
mas o motorista, lá do alto da cabide
não me via
ou então zeloso para entregar o que carregava

Os automóveis, mais próximos de mim
eram ocupados por famílias tão sérias
Os mais jovens no banco traseiro
entretidos com ecrãs
A paisagem é só um verde
que se repete e passa em velocidade
distribuído entre árvores e os campos
com toques, às vezes forte, de cinzento
Mas já não olham
já não questionam quem sobrevoa
ou pula entre árvores e faz o ninho
quem se esconde em tocas
ou quem fica à espreita para se alimentar
o ecrã é o seu mundo de informação

À frente, do lado direito
no que chamam o lugar do morto
segue a mãe, séria, com ar pensativo
tem jantar para preparar
banhos para dar
e a roupa da viagem para lavar
Ou então distraída numa ilusão
deitada na erva fresca do campo
a ser acarinhada, acariciada e beijada
sem os filhos que olham para o ecrã
só ela e quem ela secretamente deseja

No lugar do condutor 
o pai, sério, concentrado
agarrado ao volante
sem desviar o olhar do caminho
e da viagem que tem para realizar
talvez, em estrada livre, sem trânsito
se imagine no Caribe
ou se for mais modesto, em Benidorm
Uma margarita na mão
música quente a soar nas colunas da piscina
e dança ele e mais duas beldades
que ainda nem trinta anos fizeram

Parece-me que no habitáculo do automóvel,
porque só posso imaginar,
reina o silêncio e o segredo

E eu ali estou, como disse,
parado, de polegar levantado
com desejo de viajar
"Destino: PARA LONGE"
Pára um automóvel  
com uma só pessoa e diz:
- Para longe não vou,
mas se quiseres podemos os dois viajar
Interessado pergunto:
- Para onde?
A que ela responde:
- Podemos ir até ao Porto,
caminhar entre São Bento,
a Cordoaria, os Clérigos
e ir até à Ribeira
E continua:
- Posso estacionar na Rua José Falcão
e daí caminhamos
ou então, se preferires,
posso ir contigo até ao Vale
o Vale do Mondego
e damos a mão
deitamo-nos na relva fresca,
e desejamos um carinho, uma carícia, um beijo
podemos ser cúmplices sob as estrelas
É o mais longe que te posso levar

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Ao meu Pai...

Não me provoques o silêncio

Mãos Frias©